sony ericsson live walkman tutorial roms
2 posters
_ GSMods _ :: Android :: Software
Page 1 of 1
sony ericsson live walkman tutorial roms
<<<>>>============<SONY ERICSSON LIVE WITH WALKMAN (Wt19i)>============<<<>>>
.
No facebook existe um grupo:Sony Ericsson Live Walkman / WT19i / TMN. És bem vindo!!
========PONTO SITUAÇÃO
15.03.2012: acrescentado ROM: Joyos V.1.1 e XROM™ v1.3. Actualizado as roms da secção "bootload yes"
Créditos, há links que vão directos ao post do criador;
<LI>hum.....haaaaa....pois....claro....na sei....!!!!espero que gostem e para continuidade do meu trabalho CONTRIBUAM com um donativo clicando-me lol!!
!!!</LI>
========MENU
Lado direito para procurar o capítulo do menu, e lado esquerdo o sub-menu do capítulo.
SECÇÃO BOOTLOAD YES: NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS
CYANOGENMOD 7.0 - COCONUT=DESCONTINUADO
CYANOGENMOD 7.2 - FXP
CYANOGENMOD 9.0 - FXP
HYBROMAN
MIUI-(baseado na ICS)
Joyos
XROM
</LI>
CONSELHOS_DICAS
OPTIMIZAR WT19I
CONCLUSÕES FINAIS
IMAGENS
Informação do equipamento
Wikipédia do Live walkman (wt19i)
Manuais
Usuário e técnico(disassembly, assembly, diagramas circuitos), clica-me.
=> O que é root?
Significado root: clica-me!
=> Fazer root perco garantia??
Não!
=> Fazer unlock Bootload perco garantia??
Sim!
=>Como retiro root?
Basta instalar de novo uma ROM de origem via update service e fica como de fábrica (via update wotanserver.com também dá).
=> Desbloquear/unlock bootload:
Existem várias formas actualmente usei a via wotanserver.com. Pagas 14.99 euros contudo perdes garantia se comprado na tmn, pois ficas com bootload a dizer "yes" e com unlock bootload. Se o compraste por pontos na tmn ao fim de 18 meses eles têm de desbloquear sem custos de acordo com o decreto-lei 56/2010 (Lei do desbloqueio dos telemóveis). Não aconselho desbloquear com códigos, principalmente por só se ter 3 tentativas.
=>Fazer Bootloader dizer "yes", como?
Em princípio, se comprou telemóvel livre de operadora deve já o ter, caso não (compreensível para prevalecer garantia) pode-se efectuar:
Desbloqueio via wotanserver. Aqui paga-se 14,99 euros para desbloquear o telemóvel para qualquer operadora com o acrescento de ficar com bootload "yes".
Ouvi falar da via SeTool, mas para mim nada credível e inspire confiança.
=>Existem ROM customizadas??
Ver na wiki acima mencionado o link.
=>O que é CWM (ClockWorMod)??
É um menu com configurações para gerir ROM´s no telemóvel. Muito importante para backup, restores backups, instalar rom´s, limpar cache e definições utilizador, entre outros. Como aceder vide abaixo na secção "BACKUP ROM_BACKUP APP".
=>Colocar outra launcher (ambiente gráfico) do android compensa?
Bem a launcher Sony ericsson é tudo menos personalizável, pesada e pouco intuitiva. Existem boas soluções quer personalização intuitiva(360 launcher, AWD launcher, Go launcher ex, etc), quer launcher que coloquem o telemóvel rápido (Zeam Launcher)
=>Existe algum sítio onde posso aprender mais sobre significado dos termos usados no mundo android, tais como:ROM, ADB, fastboot, etc.
[You must be registered and logged in to see this link.]
=>existem algum sítio com explicações de processo tais como: fazer backups, aceder modo fastboot, como poupar bateria, etc.
=>Bateria dura pouco??
Os telemóveis evoluíram, os ecrãs monocromáticos evoluíram para os ecrãs de hoje, as baterias continuam atrasadas e iguais há anos(duravam 1 semana ou mais) atrás logo é normal durarem 1/2 dias com uso intensivo ou vá 3/4 dias se for só sms/chamadas e mais nada.
=>Após ter desbloqueado para todas redes, meu telemóvel numa actualização nunca mais iniciou, tornou-se um tijolo. Que faço??
Iniciar processo recuperação. /*apareça no facebook para detalhes, em breve coloco passos, para já fica: download programa:flashtool-0.6.7.0-windows, e deste ficheiro. Depois colocar o ficheiro "ftf" em C:\Flashtool\firmwares, abrir o programa flashtool, clicar no simbolo raio->flashmode->ok->ok. Quando pedir para ligar telemóvel, conectar com volume para baixo+usb. */
=>significado CM 7 e CM9?
CM é a abreviatura de cyanogenmod, a rom alternativa para trocar pela que vem de fábrica no telemóvel. A CM 7 significa que é baseada em android 2.3.x e CM 9 é baseada em android 4.0.x. A CM 8 é baseada em android 3.x(somente tablets) que começou a aparecer e depressa desapareceu devido ao facto em pouco tempo ter sido lançando android 4 que já é para smarthphones e tables.
=>Este guia é confiável?
Eu testei e descrevi cada passo e cada dúvida e incerteza minha, fora daquilo que escrevi ficam por vossa conta e risco. Enviar para garantia, bem a sorte prevalece. Oficialmente com bootload yes não passa(falta experimentar), eu com root até passei (trocaram bateria, lol).
BACKUP APP´S:
Requer root no wt19i. Eu prefiro a ROM Toolbox Pro (embora exista outras como titanium backup).
BACKUP ROM:
Mais info sobre este assunto backups (programas/maneiras) : aqui na wiki do android.pt!
ROM 4.0.2.A.0.58==================================================================
Para instalar esta rom temos uma via:
Pasta Inicial para esta rom:
Instalar CWM e Bravia Engine: Abrir pasta se extreme tweak 1.8;
Seleccionar "CWM for live walkman ...";
Seleccionar "reboot";
Repetir para Bravia Engine for all Xperia.
</LI>
Após root, pode-se colocar themes mais info aqui!!
ROM 4.0.2.A.0.62==================================================================
NOTA: temos dois caminhos, 1 é uma rom mechida e alterada mas contém root, outra é a rom original e um truque de ter root. Respectivamente:
SOLUÇÃO 1
ESTA ROM JÁ TÊM ROOT E BRAVIA INCLUÍDA
REQUESITOS PARA COMEÇAR: ROM .58 COM ROOT E CWM
A Sony Ericsson complicou nesta rom o acesso root. Solução encontrada foi instalar uma rom .62 cozinhada que já têm root, e CWM.
Saliento, que apaga tudo da memória interna excepto SDcard.
DEPOIS DE INSTALADA, nas configurações aparece como sendo android 2.3.7 (errado, mas posso lá colocar até jomota7), e idem build .58. Na verdade é a rom .62 e confirmei em "build.prop
Créditos e local da rom em inglês: Site no XDA developers
Contudo os links estão mortos, segue novos:
Donload do ficheiro rom, clica-me!!
Download do ficheiro "ftf", clica-me!!
E eu só vou ajudar com o português.
Passos:
#Download rom rename to update.zip
copy update.zip to sdcard#
O ficheiro "update-LWWP002_3.zip" é para colocar na raiz do vosso cartão, e renomeiem para "update.zip".
#Downlaod FW no_system here
Flash "WT19i_4.0.2.A.0.62_1254-1950_no_system.ftf" with Flash tool#
#######################ver menu: bootload no, sub menu Important/procedimentos a parte de instalar ficheiros ftf com programa flashtool.
#After Flash FW no_system, turn on your phone, go to CWM
Choose to install update.zip from the SD card
Wait until the installation is finished
Do a factory reset (Fullwipe)
Reboot#
Quando acabar de flashar o ficheiro *.ftf, faça, o seguinte: retirem o cabo usb. Cliquem no botão on/off. Quando o ecran preto com sony ericsson brilhar mais, pressionem o dedo no volume para baixo, podem mesmo clicar várias vezes, e entra no menu CWM.
Depois de aparecer menu é:
->wipe data/factory reset
->Advance->Wipe Dalvink Cache e Wipe Battery Stats (não recordo o menu do CWM que está instalado, mas se tiver estes 2 campos, efectuar)
->install zip from sdcard->apply /sdcard/update.zip.
depois de finalizado:
Depois:
->reboot.
#The first reboot after installation may take a while
All done, enjoy!#
A primeira inicialização vai demorar, comigo foi mesmo mais de 2/3 minutos. E divirtam-se.
Aconselho instalarem " battery calibration", e efectuarem depois de instalada a rom.
SOLUÇÃO 2
CRÉDITOS PELA DESCOBERTA E TESTE: taurelio ; MUITO Obrigado pela partilha da informação. :-D
Para terem Root na versão 4.0.2.A.0.62 é muito simples.
1º Instalem a partir do Wotan server o firmware 4.0.2.A.0.58 "GENERIC TRADE IBERIA" pra o wt19. Tem de ativar a opção "advanced settings" no programa da wotan
2º Depois de instalado o firmware 4.0.2.A.0.58 e já com o telefone ligado, entrem nas definições e ativem a opção "Fontes desconhecidas"
3º entrem nas "Definições/Desenvolvimento" e ativem as opções: "depuração USB" e "manter activo"
4 Façam o root com o "root_doomlord_v2" que está no guia inicial. Façam apenas root e não instalem mais nada (tipo bravia engine etc)
5 Se não instalaram mais nada, cliquem então no update center e façam o update via WIFI, se o fizerem pelo PC companion o root fica inoperacional.
6 Após o update ter terminado instalem então as opções/aplicações (que quiserem) disponíveis no "se extreme tweak 1.8".
7 Se o update falhar é porque vocês alteraram qualquer tipo de ficheiro do sistema, ou seja,nós podemos fazer o root pois a Sony autoriza, mas se instalamos alguma aplicação que altere os ficheiros originais do firmware da Sony o update via WIFI não conclui com sucesso e continuamos com o firmware .58.
8 Se tiverem instalado o firmware 4.0.2.A.0.58 "Generic Trade UK" não é possivel fazer o update via WIFI (comigo nunca deixou).
9 Experimentem a rom 4.0.2.A.0.62 "Generic Trade Iberia" pois é muito mais leve/fluida do que a UK.
10 Se tudo correr bem ficam com o firmware 4.0.2.A.0.62 com root/superuser e (quanto a mim) Bravia Engine (melhora e muito a imagem no ecrã)
11 TESTEM POR VOSSA CONTA E RISCO.
12 Não me responsabilizo por qualquer tipo de erro. Eu segui estes passos acima descritos e consegui. Tentem e vejam se conseguem tb (se quiserem e com a consciência dos riscos que correm).
ROM 4.0.2.A.0.69==================================================================
Esta rom, encontrei por acaso nos servidores da wotan. O site da sony developers deve andar comalgum problema, pois não apareceu nem a versão beta ICS para o primeiro grupo de xperia nem o códgo fonte desta rom .69. Estranho....andam a mudar de nome e imagem e o resto??
Pesquizando, ela surgiu para ser somente uma rom da Alemanha, tal como a rom 4.0.2.C.0.5 é para UK.
O curioso é ter um nome-código como continuação da .62. Stranger.
Contudo, obtive após limpeza e optimização práticamente mesmo score antutu que .62.
Um pormenor que reparei foi mal ligou á net móvel apareceu um pop-pup a mencionar actulizar android.
Nota de possível melhorias é na baseband. Eu contudo usei baseband .64 e range kernel para testar esta rom.
Reparei também um app do google + mudança do nome Google services (Google Mail em vez de GMail).
E Hybroman, é probável a use como base construção em breve.
Changelog e download
========NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS
/*perdido no mapa, lolo*/Após root, pode-se colocar themes mais info aqui!! (pelo menos hybroman, rom .69, .62, .58 confirmo CM 7, CM 9 duvido pois é android 4.0, lolol)
NOTAS IMPORTANTES
PROCEDIMENTOS COMUNS
INSTALAR KERNEL:
/*Esta pasta fastboot só precisam colocar o kernel escrito "boot.img" e clicar flash, e ele faz tudo sozinho...upa upa. Nota, clicar flash, conectar wt19i ao computador e esperar. Contudo eu ainda gosto confirmar se está conectado.*/
Pasta importante neste tuturial, clica-me.
Descompacta "fastboot_with_Android_USB_file.rar" para uma pasta.
Sempre que se quer flashar um ficheiro boot.img no telemóvel é colocar esse ficheiro boot.img na pasta fastboot.
Entrar na pasta fastboot. Aqui têm os ficheiros "AdbWinApi.dll" e "AdbWinUsbApi.dll" e "fastboot.exe" mais o ficheiro colocado boot.img.
Clicando na tecla shift sem tirar o dedo com a outra mão clicar botão lado direito do rato ao lado dos ficheiros e escolher: "open command window here".
Vai ser aberto linha comandos MS-DOS. UAUUUU :-D
PRIMEIRO DE FAZER ALGO efectuar comando de verificar se wt19i está conectado.
Comando: fastboot.exe -i 0x0fce getvar version
Se deu resposta, segue para flashar boot.img.
Comando flashar: fastboot flash boot boot.img
IMPORTANTE:retirar o ficheiro boot.img. POR precaução. :-D.
No ficheiro rar disponibilizado tem um txt com os 2 comandos usados.
INSTALAR FICHEIRO FTF
Desliguem o wt19i.
Façam download do programa: flashtool e instalem como outro programa qualquer.
Depois o ficheiro "WT19i_4.0.2.A.0.62_1254-1950_no_system.ftf" coloquem em: c:/flahstool/firmware/.
A seguir abrem o programa flahstoo(flahstool x64 ignora).
A seguir clicar no botão raio(flash) e escolher flashmode.
Vai aparecer informação da nossa rom. Clicar em "OK" canto inferior direito.
Aparece uma janela a pedir ligação, é volume para baixo+conectar cabo usb. Programa detacta e instala. Só aguardar pelos 100%.
Ele desliga o wt19i, e no ecran diz que está ligado em modo flashtool (acho eu). Tirem cabo usb.
INSTALAR ROM:
<LI>Antes de instalar alguma rom, efectuar(vermelho é o minimo):
Préviamente colocar a rom zipada no sdcard. Entrar no menu CWM, após efectuar wipe(acima mencionado os campos) ir "install zip from sdcard->chose zip from sdcard " e escolher a rom nas pastas.
========CYANOGENMOD 7.0 - COCONUT
DESCONTINUADO.Agora a rom pertence ao grupo FXP a qual estão a dar continuidade e evolução. Mantenho este campo quem quiser pegar na coconut e programar, lol.
VARIÁVEIS TESTE:
NULL
ANÁLISE:
NULL
LINKS:
changelog de cada rom.
Download da rom.
PROCEDIMENTOS INSTALAÇÃO:
Colocar kernel, sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
Colocar/ter baseband .64, sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
Instalar rom, via CWM, sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
VEREDICTO(jomota7+nuno4960):_________________________________________NÃO APROVADO
========CYANOGENMOD 7.2 - FXP
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + rage kernel + wt19i + format sdcard + CM 7.2 FXP 111
ANÁLISE:
Alguns bugs, nomeadamente 1 cooluna de som, sem Xloud, consigo ter pontos acesso mas ao tentar partilhar net kanguru via WiFi com o portátil falha. Existem outros bugs que Nuno falou e não recordo. Está a caminhar depressa apra uma versão estável
LINKS:
Changelog e download.
Colocar/ter baseband .64, sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
Instalar rom, via CWM, sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
VEREDICTO(jomota7+nuno4960):_________________________________________NÃO APROVADO
========CYANOGENMOD 9.0 - FXP
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + kernel dentro da rom zipada(FXP 107) + wt19i + format sdcard + CM 9.0 FXP 111
ANÁLISE:
-teclado normal nao tem carateres especiais nem espaço
-Consegui ter pontos acesso, e net móvel a bombar contudo ao partilhar via WiFi havia instabilidade e falhava a net partilhada.
-Som só numa coluna e sem Xloud;
-mountar usb via recovery dá reboot e não funciona, supostamente próxima FXP 112 terá resolvido.
-o telemovel fica um pouco mais lento.
-tecla home nao serve para nada, embora exista um thread que resolve, não testei.
-camara pixelada.
Links:
Changelog e download.
Colocar kernel (usar o boot.img que está dentro da pasta zipada da rom CM 9), sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
========HYBROMAN
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + rage kernel + wt19i + format sdcard + HYBROMAN V14
ANÁLISE:
Esta rom no site não têm a kernel nem a baseband.
Eu já testei algumas kernel, a melhor: rage kernel.
A hybroman é a mais completa e estável rom. Pode não ter os cantos da launcher Sony Ericsson, mas é super prática e por mim a eleita de todas no mundo bootload yes.
A acrescentar esta v14 está a ficar meio floreada de mais para meu gosto e já começa a ficar confusa, lol.
LINKS:
Changelog e download da HYBROMAN.
Ficheiro completo(kernel+hybroman+baseband), a ser uploading na net, lolol.
VEREDICTO(jomota7+nuno4960):_________________________________________APROVADO
========MIUI-(baseado na ICS)
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + kernel(dentro do ficheiro zipado da rom) + wt19i + format sdcard +MIUI V4 Beta 1
ANÁLISE:
Está quase completa, mesmo a melhor rom ICS. Já com som nas 2 colunas, Xloud e bravia. Tenho pontos acesso para net kanguru contudo existe instabilidade na partilha de net via wifi. Se isto ficar resolvido fica perfeito para meu caso. :-D
LINKS:
Changelog e download da MIUI
Colocar kernel (usar o boot.img que está dentro da pasta zipada da rom MIUI), sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
Imagens no final guia, e há mais imagens no grupo facebook. :-D
========Joyos V.1.1
VARIÁVEIS TESTE:
NULL
ANÁLISE:
Ainda a estudar tempo e condições de teste. :-D.
LINKS:
Changelog e download da Joyos
NULL
VEREDICTO:_________________________________________NÃO AVALIADO
========XROM™ v1.3
VARIÁVEIS TESTE:
NULL
ANÁLISE:
LINKS:
Changelog e download da XROM
NULL
/***EM MANUTENÇÃO***/
</LI>
Enstalar bravia engine melhora imagem visualizada no ecrân: ROM 4.0.2.A.0.58 Conectar tlm ao pc pelo cabo. Descompactar “3____se extreme tweak 1.8.zip”, e correr “SE_Extreme_Tweak_Installer”;
Na aplicação SE_Extreme_Tweak_Installer, seleccionar: “CWM For Live….”, seleccionar “Auto Reboot” e clicar “install;
Após reboot, repetir mas para opção “Brava engine….”;
Após reboot, ir a definições->”Visor”e por defeito já se encontra Brava Engine activado.
</LI>
ROM 4.0.2.A.0.62: Se instalada pela via exposta no presente guia, a opção já se encontra activa.
</LI>
DICA: instalem uma rom, instalem os programas que gostam, e com rom tolboox(ou outro) façam um backup de todas as app´s da rom. Isto vai ficar guardado no SDcard. Quando instalarem uma rom nova e querem brincar, instalei Easy Instaler, ele procura pelas apps(inclusive as backups do rom toolbox) e depois é só instalalar.
Actualmente, eu depois de instalada uma rom, se não consigo ter kanguru, é via My Phone Explorer que instalo rom toolbox e easy instaler. E voilá siga para bingo.
Instalem Battery Calibration e concluam reset bateria. Testei em 2 cenários, e de facto é obrigatório isto após cada rom instalada.
Instalem BlackMart Alpha. É o market negro, onde as app´s pagas são gratuitas. Peca nalguns app´s que querem crack não funcionar, contudo é casos isolados.
Ter unlock bootload yes: Existe duas vias, a testada por mim:wotanserver.com. Outra solução (créditos Pedro Ribeiro): forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1285285
LAuncher´s: Zeam Launcher: pouco personalizável, levíssima e super rápida(melhores scores antutu só com esta.
360 laucher: muito personalizável mas de forma para "burros" (tentar passar ideia). Pois outros launcher muitos personalizam mas é tudo menus escritos este launcher mostra menus com desenhos, útil por exemplo a explicar o que faz determinado efeito de transição janelas.
Go launcher, (tou com alzeimer, Christopher ??) falada por um user, é outra solução, mas na personalização acho ter muito mais opções e recursos que 360 contudo requer paciência nos variados menus pouco intuitivos.
</LI>
futura dica :-D
SECÇÃO efectuada com rom .62 instalada via acima mencionada.
Após muitos testes e aventuras :
Para optimizar o sistema, foi preciso:
Explicação de alguns dos pontos acima mencionados:
Ponto 3: é uma app que funciona como intermediária entre open GL e o android.
Prós: Permite configurar secção gráficos 2D/3D de modo poupar bateria e dar performance
Contras: existe perda qualidade no ecran. Compreensível se estamos a reduzir qualidade gráfica. Na câmara percebe-se isso contudo as fotos vistas no pc continuam com qualidade 5M. :-D. O que se fizer pode-se desfazer.
Ficheiro: aqui.
Passos:
Ponto 4:
Rom Tolbox, penso que não é necessário explicar passos, é intuitivo e simples aprender.
Pros: desinstalar app, gerir aplicações no boot, optimizar valores como cpu e memoria, etc.
Contra: não ter como desinstalar instal de app, ou um search do install de app.
Saliento o que efectuei:
Na aba tools: escolher as aplicações que arrancam no boot em :"auto start manager"
"configure App2SD, coloquei "SD card"
</LI>
E jeito de terminar o guia, logo que possível colocarei a minha rom e instruções de instalar.
Saliento programas chave além das mencionadas mas úteis:
Kernel rage, serve para qualquer android ou custom rom baseado na android 2.3, ou rom .62 da SE.
Baseband 64 serve para android 2.3 ou 4.0, e não deve haver problemas com qualquer rom cozinhada.
Actualmente aconselho Hybroman v 13 para bootload yes e rom .62 com root e CWM para bootload no.
As rom´s CM7.0, CM7.2, CM 9.0, MIUI não passam de rom para brincar-mos umas horitas. Se for programador ou desenvolve algo então estão boas para si. :-D.
Fiquem bem....
_...................FIQUEM BEM FIQUEM COM ESTE MEGA GUIA E CONTRIBUAM OU AGRADEÇAM SE VOS FUI ÚTIL!!!_
.
No facebook existe um grupo:Sony Ericsson Live Walkman / WT19i / TMN. És bem vindo!!
========PONTO SITUAÇÃO
15.03.2012: acrescentado ROM: Joyos V.1.1 e XROM™ v1.3. Actualizado as roms da secção "bootload yes"
Créditos, há links que vão directos ao post do criador;
<LI>hum.....haaaaa....pois....claro....na sei....!!!!espero que gostem e para continuidade do meu trabalho CONTRIBUAM com um donativo clicando-me lol!!
!!!</LI>
========MENU
Lado direito para procurar o capítulo do menu, e lado esquerdo o sub-menu do capítulo.
- INFORMAÇÃO_MANUAIS
- DUVIDAS TÍPICAS DE INICIADOS___FAQ
- BACKUP ROM_BACKUP APP´S
- SECÇÃO BOOTLOAD NO:
- ROM 4.0.2.A.0.58
- ROM 4.0.2.A.0.62
- ROM 4.0.2.A.0.69
==================================================================INFORMAÇÃO_MANUAIS
Informação do equipamento
Wikipédia do Live walkman (wt19i)
Manuais
Usuário e técnico(disassembly, assembly, diagramas circuitos), clica-me.
=====================================================DUVIDAS TÍPICAS DE INICIADOS___FAQ
=> O que é root?
Significado root: clica-me!
=> Fazer root perco garantia??
Não!
=> Fazer unlock Bootload perco garantia??
Sim!
=>Como retiro root?
Basta instalar de novo uma ROM de origem via update service e fica como de fábrica (via update wotanserver.com também dá).
=> Desbloquear/unlock bootload:
Existem várias formas actualmente usei a via wotanserver.com. Pagas 14.99 euros contudo perdes garantia se comprado na tmn, pois ficas com bootload a dizer "yes" e com unlock bootload. Se o compraste por pontos na tmn ao fim de 18 meses eles têm de desbloquear sem custos de acordo com o decreto-lei 56/2010 (Lei do desbloqueio dos telemóveis). Não aconselho desbloquear com códigos, principalmente por só se ter 3 tentativas.
=>Fazer Bootloader dizer "yes", como?
Em princípio, se comprou telemóvel livre de operadora deve já o ter, caso não (compreensível para prevalecer garantia) pode-se efectuar:
Desbloqueio via wotanserver. Aqui paga-se 14,99 euros para desbloquear o telemóvel para qualquer operadora com o acrescento de ficar com bootload "yes".
Ouvi falar da via SeTool, mas para mim nada credível e inspire confiança.
=>Existem ROM customizadas??
Ver na wiki acima mencionado o link.
=>O que é CWM (ClockWorMod)??
É um menu com configurações para gerir ROM´s no telemóvel. Muito importante para backup, restores backups, instalar rom´s, limpar cache e definições utilizador, entre outros. Como aceder vide abaixo na secção "BACKUP ROM_BACKUP APP".
=>Colocar outra launcher (ambiente gráfico) do android compensa?
Bem a launcher Sony ericsson é tudo menos personalizável, pesada e pouco intuitiva. Existem boas soluções quer personalização intuitiva(360 launcher, AWD launcher, Go launcher ex, etc), quer launcher que coloquem o telemóvel rápido (Zeam Launcher)
=>Existe algum sítio onde posso aprender mais sobre significado dos termos usados no mundo android, tais como:ROM, ADB, fastboot, etc.
=>existem algum sítio com explicações de processo tais como: fazer backups, aceder modo fastboot, como poupar bateria, etc.
=>Bateria dura pouco??
Os telemóveis evoluíram, os ecrãs monocromáticos evoluíram para os ecrãs de hoje, as baterias continuam atrasadas e iguais há anos(duravam 1 semana ou mais) atrás logo é normal durarem 1/2 dias com uso intensivo ou vá 3/4 dias se for só sms/chamadas e mais nada.
=>Após ter desbloqueado para todas redes, meu telemóvel numa actualização nunca mais iniciou, tornou-se um tijolo. Que faço??
Iniciar processo recuperação. /*apareça no facebook para detalhes, em breve coloco passos, para já fica: download programa:flashtool-0.6.7.0-windows, e deste ficheiro. Depois colocar o ficheiro "ftf" em C:\Flashtool\firmwares, abrir o programa flashtool, clicar no simbolo raio->flashmode->ok->ok. Quando pedir para ligar telemóvel, conectar com volume para baixo+usb. */
=>significado CM 7 e CM9?
CM é a abreviatura de cyanogenmod, a rom alternativa para trocar pela que vem de fábrica no telemóvel. A CM 7 significa que é baseada em android 2.3.x e CM 9 é baseada em android 4.0.x. A CM 8 é baseada em android 3.x(somente tablets) que começou a aparecer e depressa desapareceu devido ao facto em pouco tempo ter sido lançando android 4 que já é para smarthphones e tables.
=>Este guia é confiável?
Eu testei e descrevi cada passo e cada dúvida e incerteza minha, fora daquilo que escrevi ficam por vossa conta e risco. Enviar para garantia, bem a sorte prevalece. Oficialmente com bootload yes não passa(falta experimentar), eu com root até passei (trocaram bateria, lol).
=============================================================BACKUP ROM_BACKUP APP´S
BACKUP APP´S:
Requer root no wt19i. Eu prefiro a ROM Toolbox Pro (embora exista outras como titanium backup).
BACKUP ROM:
- Aceder ao menu CWM. Ligar o wt19i, e quando aparecer primeira imagem num instante ficar mais brilhante(ou aparecer leds acessos, conforme algumas CWM), clicar 1/2 vezes no on/off e 1/2 no volume baixo(dependendo da CWM, mas fazendo assim garantidamente entra, lol). Aparece o menu;
- Ir a "backup/restore";
- Escolher Backup. AVISO: ter espaço no SDcard.
- Para recuperar, repetir ponto 3 e no ponto 5 escolher restore.Saliento que por defeito o restore faz wipe, contudo fica sempre melhor fazer wipe a tudo excepto SD-card e então sim, restore.
Mais info sobre este assunto backups (programas/maneiras) : aqui na wiki do android.pt!
==================================================================SECÇÃO BOOTLOAD NO:
ROM 4.0.2.A.0.58==================================================================
Para instalar esta rom temos uma via:
- Instalar a ROM integralmente via wontanserver na secção SELWW Firmware Flashing. (perde-se dados utilizador).
Pasta Inicial para esta rom:
- root_doomlord_v2----------------(confere acesso root);
- se extreme tweak 1.8-------------(convere CMW e bravia engine).
- Ter acesso root:
- Aceder: “definições”=> aplicações=>(seleccionar)“fontes desconhecidas”=>(descer até “Desenvolvimento”)=>( seleccionar) “Depuração USB”;
- Colocar cabo usb para ligar o pc ao tlm;
- Abrir a aplicação root_doomlord_v2 e clicar em wt19i.exe;
- Ele vai reiniciar. É adicionado:super user, confere o direito root.
ROM 4.0.2.A.0.62==================================================================
NOTA: temos dois caminhos, 1 é uma rom mechida e alterada mas contém root, outra é a rom original e um truque de ter root. Respectivamente:
SOLUÇÃO 1
ESTA ROM JÁ TÊM ROOT E BRAVIA INCLUÍDA
REQUESITOS PARA COMEÇAR: ROM .58 COM ROOT E CWM
A Sony Ericsson complicou nesta rom o acesso root. Solução encontrada foi instalar uma rom .62 cozinhada que já têm root, e CWM.
Saliento, que apaga tudo da memória interna excepto SDcard.
DEPOIS DE INSTALADA, nas configurações aparece como sendo android 2.3.7 (errado, mas posso lá colocar até jomota7), e idem build .58. Na verdade é a rom .62 e confirmei em "build.prop
Créditos e local da rom em inglês: Site no XDA developers
Contudo os links estão mortos, segue novos:
Donload do ficheiro rom, clica-me!!
Download do ficheiro "ftf", clica-me!!
E eu só vou ajudar com o português.
Passos:
#Download rom rename to update.zip
copy update.zip to sdcard#
O ficheiro "update-LWWP002_3.zip" é para colocar na raiz do vosso cartão, e renomeiem para "update.zip".
#Downlaod FW no_system here
Flash "WT19i_4.0.2.A.0.62_1254-1950_no_system.ftf" with Flash tool#
#######################ver menu: bootload no, sub menu Important/procedimentos a parte de instalar ficheiros ftf com programa flashtool.
#After Flash FW no_system, turn on your phone, go to CWM
Choose to install update.zip from the SD card
Wait until the installation is finished
Do a factory reset (Fullwipe)
Reboot#
Quando acabar de flashar o ficheiro *.ftf, faça, o seguinte: retirem o cabo usb. Cliquem no botão on/off. Quando o ecran preto com sony ericsson brilhar mais, pressionem o dedo no volume para baixo, podem mesmo clicar várias vezes, e entra no menu CWM.
Depois de aparecer menu é:
->Advance->Wipe Dalvink Cache e Wipe Battery Stats (não recordo o menu do CWM que está instalado, mas se tiver estes 2 campos, efectuar)
->install zip from sdcard->apply /sdcard/update.zip.
depois de finalizado:
Depois:
->reboot.
#The first reboot after installation may take a while
All done, enjoy!#
A primeira inicialização vai demorar, comigo foi mesmo mais de 2/3 minutos. E divirtam-se.
Aconselho instalarem " battery calibration", e efectuarem depois de instalada a rom.
SOLUÇÃO 2
CRÉDITOS PELA DESCOBERTA E TESTE: taurelio ; MUITO Obrigado pela partilha da informação. :-D
Para terem Root na versão 4.0.2.A.0.62 é muito simples.
1º Instalem a partir do Wotan server o firmware 4.0.2.A.0.58 "GENERIC TRADE IBERIA" pra o wt19. Tem de ativar a opção "advanced settings" no programa da wotan
2º Depois de instalado o firmware 4.0.2.A.0.58 e já com o telefone ligado, entrem nas definições e ativem a opção "Fontes desconhecidas"
3º entrem nas "Definições/Desenvolvimento" e ativem as opções: "depuração USB" e "manter activo"
4 Façam o root com o "root_doomlord_v2" que está no guia inicial. Façam apenas root e não instalem mais nada (tipo bravia engine etc)
5 Se não instalaram mais nada, cliquem então no update center e façam o update via WIFI, se o fizerem pelo PC companion o root fica inoperacional.
6 Após o update ter terminado instalem então as opções/aplicações (que quiserem) disponíveis no "se extreme tweak 1.8".
7 Se o update falhar é porque vocês alteraram qualquer tipo de ficheiro do sistema, ou seja,nós podemos fazer o root pois a Sony autoriza, mas se instalamos alguma aplicação que altere os ficheiros originais do firmware da Sony o update via WIFI não conclui com sucesso e continuamos com o firmware .58.
8 Se tiverem instalado o firmware 4.0.2.A.0.58 "Generic Trade UK" não é possivel fazer o update via WIFI (comigo nunca deixou).
9 Experimentem a rom 4.0.2.A.0.62 "Generic Trade Iberia" pois é muito mais leve/fluida do que a UK.
10 Se tudo correr bem ficam com o firmware 4.0.2.A.0.62 com root/superuser e (quanto a mim) Bravia Engine (melhora e muito a imagem no ecrã)
11 TESTEM POR VOSSA CONTA E RISCO.
12 Não me responsabilizo por qualquer tipo de erro. Eu segui estes passos acima descritos e consegui. Tentem e vejam se conseguem tb (se quiserem e com a consciência dos riscos que correm).
ROM 4.0.2.A.0.69==================================================================
Esta rom, encontrei por acaso nos servidores da wotan. O site da sony developers deve andar comalgum problema, pois não apareceu nem a versão beta ICS para o primeiro grupo de xperia nem o códgo fonte desta rom .69. Estranho....andam a mudar de nome e imagem e o resto??
Pesquizando, ela surgiu para ser somente uma rom da Alemanha, tal como a rom 4.0.2.C.0.5 é para UK.
O curioso é ter um nome-código como continuação da .62. Stranger.
Contudo, obtive após limpeza e optimização práticamente mesmo score antutu que .62.
Um pormenor que reparei foi mal ligou á net móvel apareceu um pop-pup a mencionar actulizar android.
Nota de possível melhorias é na baseband. Eu contudo usei baseband .64 e range kernel para testar esta rom.
Reparei também um app do google + mudança do nome Google services (Google Mail em vez de GMail).
E Hybroman, é probável a use como base construção em breve.
Changelog e download
================================================================SECÇÃO BOOTLOAD YES:
========NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS
/*perdido no mapa, lolo*/Após root, pode-se colocar themes mais info aqui!! (pelo menos hybroman, rom .69, .62, .58 confirmo CM 7, CM 9 duvido pois é android 4.0, lolol)
NOTAS IMPORTANTES
- Instalar kernel para as ROM´S: CM 7 (coconut e FXP), rom .62 na secção bootload no e Hybroman: rage kernel
- Baseband comum a todas rom´s: Baseband 64 (o link entra na CM 7.2 - FXP, ir a onde diz "Baseband 64 (recomanded)" e sacar. é o ficheiro "ftf")
- => Site onde se acompanha changelog do kernel da CM7 e CM9 do grupo FXP: Aqui!!
- Qualquer rom da secção bootload no, funciona com bootload yes, sempre!!
- xxxxxxxxx
PROCEDIMENTOS COMUNS
INSTALAR KERNEL:
/*Esta pasta fastboot só precisam colocar o kernel escrito "boot.img" e clicar flash, e ele faz tudo sozinho...upa upa. Nota, clicar flash, conectar wt19i ao computador e esperar. Contudo eu ainda gosto confirmar se está conectado.*/
Pasta importante neste tuturial, clica-me.
Descompacta "fastboot_with_Android_USB_file.rar" para uma pasta.
Sempre que se quer flashar um ficheiro boot.img no telemóvel é colocar esse ficheiro boot.img na pasta fastboot.
Entrar na pasta fastboot. Aqui têm os ficheiros "AdbWinApi.dll" e "AdbWinUsbApi.dll" e "fastboot.exe" mais o ficheiro colocado boot.img.
Clicando na tecla shift sem tirar o dedo com a outra mão clicar botão lado direito do rato ao lado dos ficheiros e escolher: "open command window here".
Vai ser aberto linha comandos MS-DOS. UAUUUU :-D
PRIMEIRO DE FAZER ALGO efectuar comando de verificar se wt19i está conectado.
Comando: fastboot.exe -i 0x0fce getvar version
Se deu resposta, segue para flashar boot.img.
Comando flashar: fastboot flash boot boot.img
IMPORTANTE:retirar o ficheiro boot.img. POR precaução. :-D.
No ficheiro rar disponibilizado tem um txt com os 2 comandos usados.
INSTALAR FICHEIRO FTF
Desliguem o wt19i.
Façam download do programa: flashtool e instalem como outro programa qualquer.
Depois o ficheiro "WT19i_4.0.2.A.0.62_1254-1950_no_system.ftf" coloquem em: c:/flahstool/firmware/.
A seguir abrem o programa flahstoo(flahstool x64 ignora).
A seguir clicar no botão raio(flash) e escolher flashmode.
Vai aparecer informação da nossa rom. Clicar em "OK" canto inferior direito.
Aparece uma janela a pedir ligação, é volume para baixo+conectar cabo usb. Programa detacta e instala. Só aguardar pelos 100%.
Ele desliga o wt19i, e no ecran diz que está ligado em modo flashtool (acho eu). Tirem cabo usb.
INSTALAR ROM:
<LI>Antes de instalar alguma rom, efectuar(vermelho é o minimo):
- "wipe data/factory reset" ;
- "wipe cache partition"
- clicar "advance"->"wipe dalvin Cache"
- "Mounts and Storage->format: cache, data, system
- "wipe Battery Stats"(onde depois de instalada a rom, correm a app batery callibration ).
- Instalar então a dita rom
Préviamente colocar a rom zipada no sdcard. Entrar no menu CWM, após efectuar wipe(acima mencionado os campos) ir "install zip from sdcard->chose zip from sdcard " e escolher a rom nas pastas.
========CYANOGENMOD 7.0 - COCONUT
DESCONTINUADO.Agora a rom pertence ao grupo FXP a qual estão a dar continuidade e evolução. Mantenho este campo quem quiser pegar na coconut e programar, lol.
VARIÁVEIS TESTE:
NULL
ANÁLISE:
NULL
LINKS:
changelog de cada rom.
Download da rom.
========CYANOGENMOD 7.2 - FXP
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + rage kernel + wt19i + format sdcard + CM 7.2 FXP 111
ANÁLISE:
Alguns bugs, nomeadamente 1 cooluna de som, sem Xloud, consigo ter pontos acesso mas ao tentar partilhar net kanguru via WiFi com o portátil falha. Existem outros bugs que Nuno falou e não recordo. Está a caminhar depressa apra uma versão estável
LINKS:
Changelog e download.
========CYANOGENMOD 9.0 - FXP
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + kernel dentro da rom zipada(FXP 107) + wt19i + format sdcard + CM 9.0 FXP 111
ANÁLISE:
-teclado normal nao tem carateres especiais nem espaço
-Consegui ter pontos acesso, e net móvel a bombar contudo ao partilhar via WiFi havia instabilidade e falhava a net partilhada.
-Som só numa coluna e sem Xloud;
-mountar usb via recovery dá reboot e não funciona, supostamente próxima FXP 112 terá resolvido.
-o telemovel fica um pouco mais lento.
-tecla home nao serve para nada, embora exista um thread que resolve, não testei.
-camara pixelada.
Links:
Changelog e download.
Colocar kernel (usar o boot.img que está dentro da pasta zipada da rom CM 9), sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
========HYBROMAN
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + rage kernel + wt19i + format sdcard + HYBROMAN V14
ANÁLISE:
Esta rom no site não têm a kernel nem a baseband.
Eu já testei algumas kernel, a melhor: rage kernel.
A hybroman é a mais completa e estável rom. Pode não ter os cantos da launcher Sony Ericsson, mas é super prática e por mim a eleita de todas no mundo bootload yes.
A acrescentar esta v14 está a ficar meio floreada de mais para meu gosto e já começa a ficar confusa, lol.
LINKS:
Changelog e download da HYBROMAN.
Ficheiro completo(kernel+hybroman+baseband), a ser uploading na net, lolol.
VEREDICTO(jomota7+nuno4960):_________________________________________APROVADO
========MIUI-(baseado na ICS)
VARIÁVEIS TESTE:
baseband 64 + kernel(dentro do ficheiro zipado da rom) + wt19i + format sdcard +MIUI V4 Beta 1
ANÁLISE:
Está quase completa, mesmo a melhor rom ICS. Já com som nas 2 colunas, Xloud e bravia. Tenho pontos acesso para net kanguru contudo existe instabilidade na partilha de net via wifi. Se isto ficar resolvido fica perfeito para meu caso. :-D
LINKS:
Changelog e download da MIUI
Colocar kernel (usar o boot.img que está dentro da pasta zipada da rom MIUI), sub menu NOTAS IMPORTANTES/PROCEDIMENTOS COMUNS as instruções.
Imagens no final guia, e há mais imagens no grupo facebook. :-D
========Joyos V.1.1
VARIÁVEIS TESTE:
NULL
ANÁLISE:
LINKS:
Changelog e download da Joyos
NULL
========XROM™ v1.3
VARIÁVEIS TESTE:
NULL
ANÁLISE:
LINKS:
Changelog e download da XROM
NULL
====================================================================CONSELHOS_DICAS
/***EM MANUTENÇÃO***/
- Ao tirar da caixa cortar o canto superior direito do autocolante.Isso protege o ecran.
- Ao actualizar o telemóve SEMPRE via computador e não via WIFI por questões de máxima segurança e precaução, inclusive se efectuou unlock bootload o telemóvel morre (embora haja uma solução mais ou menos boa). Ambiente windows, aconselho usar windows 7. O Windows Vista não sei. O Windows XP só dá problemas a respeito de drives.
- Para actualizar, existe o Update_Service_Setup da Sony Ericsson. Não ocupa espaço no computador face a PC companion. Esta via paga tudo no telemóvel, inclusive dados utilizador. Sem perder os dados utilizador existe a via via PC companion.
- Para instalar aplicações no Android. Temos 3 formas:
- Com internet no telemóvel(WiFi ou net da operadora) ir ao android market com a aplicação que têm o telemóvel;
- Sem internet:
- Usando “MyPhoneExplorer_Setup_1.8.2”. (acho o programa intuitivo e simples, sem explicações aqui);
- Usando um software instalado no android, e depois basta copiar o ficheiro *.apk do pc para o SDcard, e instalar. Eu uso o Easy instaler (pois têm a opção pesquisar pelos ficheiros instalação *.apk e os apagar;
- Sites para buscar ficheiros apk: => androiddev.orkitra.com/download/apps/ ; => [You must be registered and logged in to see this link.] ; => apknew.com/ ; =>[You must be registered and logged in to see this link.] ; =>[You must be registered and logged in to see this link.] .
</LI>
======================================================================OPTIMIZAR WT19I
/***EM MANUTENÇÃO***/SECÇÃO efectuada com rom .62 instalada via acima mencionada.
Após muitos testes e aventuras :
Para optimizar o sistema, foi preciso:
- efectuar limpeza de app´s;
- efectuar limpeza dentro da ROM. Exemplos: boot animação da SE; sons; Dalvin-cache; app´s, etc;
- instalar Chainfire 3D
- Desactivar BraviaEngine, pois é mais uma aplicação que consome bateria e recursos (minhas conclusões)
- configurar Rom toolbox
- retirar aplicativos do arranque.
- trocar de launcher
- sorte, pois estranhamente antutu não repete mesmos scores. lol.
Explicação de alguns dos pontos acima mencionados:
Ponto 3: é uma app que funciona como intermediária entre open GL e o android.
Prós: Permite configurar secção gráficos 2D/3D de modo poupar bateria e dar performance
Contras: existe perda qualidade no ecran. Compreensível se estamos a reduzir qualidade gráfica. Na câmara percebe-se isso contudo as fotos vistas no pc continuam com qualidade 5M. :-D. O que se fizer pode-se desfazer.
Ficheiro: aqui.
Passos:
- Instalar o programa cujo ficheiro está na pasta.
- Abrir o programa e instalar: "CF3D Driver"->(Seleccionar)"(BETA) EGL driver"->"Install"
- Vai efectuar reboot, quando reiniciar abrir programa. Caso o ícone não apareça, volte instalar app sem strees.
- Abrir programa, depois instalar plugin: "Install plugins/shaders" ->escolher os três que aparecem (qualcomm, nvidea, powervr)
- Retroceder, e ir a "default OpenGL setings" seleccionar: "Reduce texture quality", "Reduce texture Size", "disable RGBA emu", "Disable MApBuffer emu" e "Hide CF#D ID".
- Ainda no presente menu, ir a "use plugin" e escolher "qualcomm" (contudo podem trocar pelas outras 2 opções)
- A terminar retroceder do menu anterior para menu principal e efectuar "Fix Market settiings"
- e prontos, configurado e a funcionar. O ponto 5 pode-se deseleccionar para voltar a ter a qualidade gráfica
Ponto 4:
Rom Tolbox, penso que não é necessário explicar passos, é intuitivo e simples aprender.
Pros: desinstalar app, gerir aplicações no boot, optimizar valores como cpu e memoria, etc.
Contra: não ter como desinstalar instal de app, ou um search do install de app.
Saliento o que efectuei:
- Na aba performance:
- CPU sliders: coloquei os dois campos no máximo para testes antutu. Para poupar bateria, o intervalo: [245;768]MHZ é bom, perfeito é [245;368] (aqui só sms, chamadas e quiçá internet. Coisas básicas.)
- AutoMemoryManager->presets->agressive (seleecionar "apply on boot)
- SD BOOST->4096kb (seleecionar "apply on boot)
E jeito de terminar o guia, logo que possível colocarei a minha rom e instruções de instalar.
Saliento programas chave além das mencionadas mas úteis:
- System cleanup
- Easy Installer
- Blackmart Alpha, é mesma ideia de android market, contudo aqui as app´s são gratuitas. :-D
- Dolphin Browser HD , curiosamente mais leve que opera, mais intuitiva e prática que opera e ocupa menos espaço que opera. lol, a testar ainda.
- Camera ZOOM FX 3.4.0 a pro, é mais completa que a da SE, e com muitos efeitos de fotografia. E muito intuitiva, muito melhor que a camara 360 ultimate falada.
- Launcher: Zeam Launcher. Sim já tive Go launcher, a 360 launcher, mas procurava uma leve, pequena, rápida. Esta foi a encontrada. Launcher personalizável e bastante intuitiva: 360 launcher.
===================================================================CONCLUSÕES FINAIS
Kernel rage, serve para qualquer android ou custom rom baseado na android 2.3, ou rom .62 da SE.
Baseband 64 serve para android 2.3 ou 4.0, e não deve haver problemas com qualquer rom cozinhada.
Actualmente aconselho Hybroman v 13 para bootload yes e rom .62 com root e CWM para bootload no.
As rom´s CM7.0, CM7.2, CM 9.0, MIUI não passam de rom para brincar-mos umas horitas. Se for programador ou desenvolve algo então estão boas para si. :-D.
Fiquem bem....

smirknof- Admin
-
Birthday : 1985-06-07
Re: sony ericsson live walkman tutorial roms
Curti bué mano

josefino- 0 to 99 posts
-
Birthday : 1980-09-17
_ GSMods _ :: Android :: Software
Page 1 of 1